Na última segunda-feira (27), a presidente da comissão de Combate à Violência Doméstica e da comissão de Direito da Vítima da OAB/SC, Denise Terezinha Almeida Marcon e o presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/SC, Edelvan Jesus da Conceição, estiveram presentes no 2º Encontro das Meninas, na Casa da Criança do Morro da Penitenciária em Florianópolis.
"Promover esses espaços de troca e aprendizado é extremamente importante para potencializar a reflexão sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de pensar formas de se previr de situações de violências", ressaltou o presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/SC.
" É de grande importância enfatizar a conscientização para prevenir e enfrentar a violência contra as mulheres e meninas. O evento foi maravilhoso com a participação efetiva de diversas instituições reunidas, todas unidas e de mãos dadas para uma vida muito mais feliz e protegida para nossas crianças", destacou a presidente da comissão de Combate à Violência Doméstica e da comissão de Direito da Vítima da OAB/SC, Denise Terezinha Almeida Marcon.
A iniciativa, idealizada pelo Educador Social da Casa da Criança do Morro da Penitenciária, José Henrique de Oliveira, contou com a participação de diversas autoridades, entre elas a Desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, que conduziu atividades temáticas. A equipe técnica e professores da instituição também estiveram presentes.
No encontro, os principais assuntos debatidos foram: o direito à educação formal, qualificação profissional, importância dos serviços e dos profissionais de referência como suporte para o enfrentamento de situações adversas e de violência, as variadas formas de violência, incluindo as cibernéticas, autonomia financeira, os papéis parentais e a filiação.
A Casa da Criança do Morro da Penitenciária, é uma Organização não Governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988 para prestar atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes do Morro da Penitenciária, Bairro Trindade em Florianópolis. Atualmente, a Casa atende aproximadamente 150 crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades em dois períodos a fim de atender crianças e adolescentes no contraturno escolar.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC